Home Notícias Da idílica caminhada em Jezerski até a casa de campo tcheca de...

Da idílica caminhada em Jezerski até a casa de campo tcheca de 124 anos #video

Há poucos dias premiamos placas para a melhor cabana de montanha do ano, a melhor cabana de altitude é a Česká kocha. Este ano, estará aberto por mais uma semana e novamente a partir de junho. É uma das cabanas mais populares e visitadas do nosso país, e a subida é uma verdadeira pequena aventura. Embora seja uma subida um tanto exigente, pois há alguns cabos de aço e escadas no caminho, o passeio também é indicado para quem não tem tanta experiência. No entanto, o condicionamento físico adequado na montanha é essencial. Subimos o lado norte dos Alpes Kamniški com camurça, e o lado sul com ovelhas, a velha piada do Karničarjev nos foi confiada pelo zelador (veja o vídeo acima).

Casa de campo tcheca em Spodnje Ravne
Foto de : Bojan Puhek

Zgornje Jezersko oferece algumas subidas mais curtas, mas fisicamente desafiadoras. Recentemente, na nossa coluna de sexta-feira Conselhos para uma viagem à serra, descrevemos a subida do Virnikov Grintovecjá convidamos você para Parte superior nua em na Pristovški Storžič. O clássico deste idílico vale glacial sob as cordilheiras norte dos Alpes Kamnik-Savinja é a subida até Casa de campo tcheca em Spodnje Ravne. Para muita gente conheço bem a caminhada, mas como há poucos dias foi galardoada com a melhor cabana de alta montanha de 2024, este é certamente o motivo certo para voltar a visitá-la. Durante a temporada de verão nas montanhas deste ano, estará aberto até o próximo fim de semana. Claro, a subida a Spodnje Ravni também é possível mais tarde – o outono é o mais bonito nas montanhas, pelo menos até que não haja neve. Não recomendamos esta rota em condições de inverno.

Olhando para trás, do caminho para Češka koča – para Pristovški Storžič e Ojstrec (Hochobirje). | Foto de : Bojan Puhek

Foto de : Bojan Puhek

O ponto de partida para a subida a Češka koča é antes do fim do vale glacial Ravenske Kočne (980 metros acima do nível do mar), onde existe um estacionamento maior. A partir daqui você também pode ir para Goli vrh, para a cabana em Ledine (este ano foi fechada para reformas) e para Češka koča por três rotas – através de uma via ferrata extremamente exigente e rotas parcialmente exigentes passando pelo teleférico ou mais Štularjevo planina. A caminhada pelos dois últimos caminhos (juntam-se pouco mais de meio caminho) demora cerca de uma hora e meia e o desnível é de 560 metros. No entanto, acontece que, de acordo com as novas regras, a condução até Ravenska kočno ou o estacionamento no referido ponto de partida estão sujeitos a pagamento (10 euros por dia). Portanto, é mais sensato estacionar em frente à eclusa ou à beira do lago em Zgornje Jezerski (889 m), onde o estacionamento é gratuito. A casa à beira do lago foi recentemente demolida e será reconstruída. Neste caso, o passeio dura cerca de meia hora a mais.

Veja como é a subida até Češka koča saindo de Ravenska Kočna:

Stularjeva planina | Foto de : Bojan Puhek

Štularjeva planina
Foto de : Bojan Puhek

Do lago, para aquecimento, fazemos uma subida íngreme de 100 metros de altura pelo vale de Ravenska Kočna, primeiro por estrada de asfalto e depois pela última quinta por estrada de macadame. Esta é uma das mais belas vistas deste vale glacial (a cena lembra o Vale do Logar, não é?). Quando chegarmos à floresta e o caminho para o estacionamento continuar à esquerda, podemos seguir em frente pela estrada florestal. Depois de alguns minutos, chegamos a um cruzamento, o trem do estacionamento entra pela esquerda e seguimos à direita em direção ao nosso destino. Para a subida costumamos escolher o percurso via Štularje planina (1.270m). Mas se a encosta for imediatamente vertical (caminho marcado), mangas compridas e lã rapidamente serão demais, mesmo nos dias mais frios de outono. Um pouco mais acima chegamos à estrada, mas apenas a atravessamos, pois o caminho continua imediatamente acima da escarpa. Mas quando, passados ​​cerca de 45 minutos, chegamos pela segunda vez à estrada que dá acesso à montanha, viramos para a direita (ali não há marcação). Não muito depois da curva da estrada, veremos uma montanha.

Você pode acompanhar as ideias de caminhadas de Matej Podgoršek no Siol.net todas as sextas-feiras.
Esperamos que você também encontre algo para você. Você também pode seguir Matej no Instagram
Instagram.com/matejtravelse mais vídeos em seu canal na rede YouTube.

Em três trechos rochosos, um cabo de aço é útil para uma maior sensação de segurança. | Foto de : Bojan Puhek

Suba a escada. | Foto de : Bojan Puhek

Suba a escada.

Podemos ver novamente as marcações na cabana da montanha, e atrás dela a subida continua novamente ao longo da trilha pela floresta. A maior parte do percurso é à sombra nesta altura do ano, sob encostas íngremes, pelo que é necessário um pouco mais de cautela mais adiante, pois as raízes e as pedras podem ser bastante escorregadias. A segunda parte do passeio é tecnicamente um pouco mais exigente. Nos três trechos mais curtos, devido à exposição e ao caminhar sobre pedras, os cabos de aço são úteis. Mas mesmo que você não esteja acostumado com eles, você conseguirá cruzar esses trechos. O caminho está ficando mais estreito e mais pitoresco. À esquerda do caminho abre-se uma vista de Goli vrh e Velika Baba, até a cabana Lediny, e se você voltar reconhecerá Pristovški Storžič e ao longe Ojstrc (Hochobir) na Eslovénia estrangeira. Há uma escada à nossa frente, o que torna a subida uma verdadeira pequena aventura. Também não é difícil escalar este. Mais alguns minutos pela floresta e de repente ela tem 124 anos na nossa frente Casa de campo tcheca (1.542m).

Casa de campo tcheca em Spodnje Ravne, sob as cordilheiras norte de Grintovec e Dolge Hrbte. | Foto de : Bojan Puhek

Foto de : Bojan Puhek

Cabana tcheca em Spodnje Ravne (1.542 m)

Ponto de partida:

Zgornje Jezersko (889 m)
Diferença de altura: 650 metros
Dificuldade: trilha marcada parcialmente desafiadora

Karmen Klaura cuida da casa há dez anos, com a ajuda de jovens assistentes que se revezam a cada nove dias. | Foto de : Bojan Puhek

Foto de : Bojan Puhek

A cabana da cabana de montanha Spodnje Ravni, que parece uma espécie de varanda, foi construída em 1900 por iniciativa da filial checa da Sociedade Eslovena de Montanhismo. Tem a aparência de uma quinta checa e mantém a sua aparência original até hoje. Deste ponto de vista, é a casa mais antiga do nosso país (algumas são um pouco mais antigas, mas foram reconstruídas posteriormente). A cabana também tem um significado especial para o alpinismo esloveno, pois foi aqui que nasceram os Karničars. A família Karničar também cuidou da casa durante décadas, a mais longa, até dez anos, Andrej Karnicar. Ele também foi mentor do atual zelador, Karmen Klaura (casou-se com alguém da família Karničar e, como ela diz, também envelheceu). As fortes muralhas do norte de Grintovec, Dolge Hrbto e Skuta erguem-se acima da casa. Mas as subidas da cabana para cima são muito exigentes. Deste lado você vai para Grintovec com camurça, e do lado Kamnik com ovelhas (da cabana de Cojz em Kokrské sedlo), diziam os Karničarji brincando.

Não teremos fome. A casa está aberta desde o início de junho até o primeiro fim de semana de outubro. | Foto de : Bojan Puhek

Foto de : Bojan Puhek

A descida pode ser feita inteiramente ao longo do caminho de aproximação, mas depois de cerca de um terço da descida (antes de Štularjevo planina) podemos virar à direita no cruzamento do teleférico e descer por um caminho estreito e íngreme até à estação inferior do teleférico de carga (atravessando a estrada uma vez no meio). A partir daí, siga pela estrada de terra até o ponto de partida.

Encontre mais dicas para uma viagem às colinas: